Caminhantes

20 de março de 2009

Caminhada III

Balanço da Caminhada III

Fotos by Rute


Pedrogão - Lagoa da Ervideira

Percurso

Olá a todos
Que belo dia para se andar 19km...
O vento estava um pouquito pró forte e aqueles 3km na praia, com o vento a vir mesmo de frente, foram um bom teste à vontade dos caminhantes que se aguentaram firmes e hirtos (tanto era o frio...).
Depois entramos pela mata que inicialmente eram arbustos que o Paulo (o outro) foi abrindo caminho até chegarmos a um pequeno largo onde fizemos o merecido almoço. Após o almoço tivemos uma baixa, o Não Sei Quem, lembrou-se que tinha de estar em Lisboa ao princípio da noite e que não ia dar tempo para fazer a caminhada até ao fim e teve de voltar para trás... Segundo as informações recolhidas, conseguiu voltar à praia e, com o vento pelas costas, chegou rapidamente ao carro.
Já de barriga aconchegada, fizemos quase 3 km por um aceire (recta perpendicular ao mar para combate aos fogos) e lá fomos cortando caminho por trilhos de areia ou pelo pinhal (se não me enganei, passamos por 245.012 pinheiros e 654.234 pinhas).
Quando o cansaço tentava levar a melhor, chegamos à Lagoa da Ervideira e desfrutámos uma bela vista com umas belas pedras para nos sentarmos e lanchar.
A Petra e o Frazão aproveitaram para tomar uma bela banhoca enquanto outros se ficaram por lavar os pés...
Depois do merecido descanso, fizemo-nos à estrada e lá viemos até ao Pedrogão desfrutar do vento que nos aguardava (dentro do pinhal mal se dava por ele).

Na imagem de cima, podem ver o caminho percorrido na linha a vermelho. Há um ligeiro diferencial entre o caminho Previsto e o Percorrido, mas estava tudo controlado ;-))

Tal como vos tinha prometido, não houve nenhuma subida de dificuldade significativa mas os feedbacks que começam a chegar, e os tão desejados músculos traseiros foram bem trabalhados e nos próximos dias não deixarão as meninas esquecerem-se ;-))

Data: 29/03/2009
Distância: 18.700 km
Duração: 6 horas
Concentração: 11h30 no Praça-Caffe
Saída: 12h00
Participantes: 20 + 2 (Petra e Frazão)
Início da caminhada: 13h00
Términos: 19h00
Localização: Pedrogão - Lagoa da Ervideira
Descrição: Percurso Circular
Nível de Dificuldade 3/4 (de 1 a 5)

Parabéns a todos
Foi uma óptima forma de celebrar a mudança para a hora de Verão. A partir de hoje temos mais uma hora de sol e isso é simplesmente muito bom!!!!!

Paulo
_________________________________________________________
Pedrogão e Lagoa da Ervideira



Olá a todos

Aqui está o percurso que vamos fazer no próximo domingo (29 de Março)
Vamos passear pela praia para depois entrarmos pelo Pinhal do Rei até a Lagoa da Ervideira.
Este percurso é relativamente grande mas com poucos desníveis.

É uma bela maneira de comemorar a hora de Verão!!!

Mata Nacional de Leiria A Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria, compreende uma área de mais de 11.000 ha. Que se estende pelos Concelhos de Leiria e Marinha Grande. Seu cultivo se iniciou no século XIII com o reinado de D. Afonso III e mais tarde durante o reinado de D. Dinis se intensificaram suas plantações, estabelecendo as primeiras normas de ordenamento e gestão da mata. Suas madeiras tiveram grande importância por utilizarem para a construção das embarcações utilizadas nos Descobrimentos marítimos Portugueses. Hoje em dia em toda a sua extensão se encontram plantadas numerosas árvores de diferentes espécies. É um lugar ideal para realizar passeios a pé ou em bicicleta.
Lagoa da Ervideira
A Lagoa da Ervideira situa-se em Coimbrão, ao norte da Mata de Leiria, refrescando a mata antes de chegar a única praia da Câmara Municipal, a Praia do Pedrógão. Em toda a lagoa habitam numerosas espécies de animais como carpas, patos-reais, galinhas de água, etc e diferentes tipos de plantas. Toda a laguna se encontra rodeada por pinheiros e um formoso areal, lugar ideal para realizar um merecedor descanso.

Até domingo e para que vocês possam descansar ;-)) a concentração é no Praça-Caffé às 11h30 (antigas 10h30)


_________________________________________________
Dia 29 de Março é o dia em que conquistamos uma hora de Sol e esse dia tem de ser comemorado!!!
Eu não sei como é com vocês, mas eu passo metade do ano à espera destes dias longos e não vou ficar em casa!!!

Não que tenha recebido queixas, mas prometo que o próximo percurso não vai ter subidas tão "interessantes" como as da Fórnea...
Sinceramente ainda não sei onde vai ser o próximo, mas ando de olho num trilho que demora umas 7 horas a fazer ;-)))

Data: 29/03/2009
Distância: ?? km
Duração prevista: 7 horas
Concentração: 11h30 no Praça-Caffe (atenção à mudança da hora, corresponde 10h30 antigas)
Saída: 11h45
Participantes: ???
Início previsto da caminhada: 12h30
Términos: 20h00
Localização:
Descrição: Percurso Circular ...

Leiam os "Cuidados a ter nas Caminhadas" que está na lateral do Blog

Vamos falando

Beijos e abraços
Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário