Caminhantes

20 de março de 2009

Caminhada III

Balanço da Caminhada III

Fotos by Rute


Pedrogão - Lagoa da Ervideira

Percurso

Olá a todos
Que belo dia para se andar 19km...
O vento estava um pouquito pró forte e aqueles 3km na praia, com o vento a vir mesmo de frente, foram um bom teste à vontade dos caminhantes que se aguentaram firmes e hirtos (tanto era o frio...).
Depois entramos pela mata que inicialmente eram arbustos que o Paulo (o outro) foi abrindo caminho até chegarmos a um pequeno largo onde fizemos o merecido almoço. Após o almoço tivemos uma baixa, o Não Sei Quem, lembrou-se que tinha de estar em Lisboa ao princípio da noite e que não ia dar tempo para fazer a caminhada até ao fim e teve de voltar para trás... Segundo as informações recolhidas, conseguiu voltar à praia e, com o vento pelas costas, chegou rapidamente ao carro.
Já de barriga aconchegada, fizemos quase 3 km por um aceire (recta perpendicular ao mar para combate aos fogos) e lá fomos cortando caminho por trilhos de areia ou pelo pinhal (se não me enganei, passamos por 245.012 pinheiros e 654.234 pinhas).
Quando o cansaço tentava levar a melhor, chegamos à Lagoa da Ervideira e desfrutámos uma bela vista com umas belas pedras para nos sentarmos e lanchar.
A Petra e o Frazão aproveitaram para tomar uma bela banhoca enquanto outros se ficaram por lavar os pés...
Depois do merecido descanso, fizemo-nos à estrada e lá viemos até ao Pedrogão desfrutar do vento que nos aguardava (dentro do pinhal mal se dava por ele).

Na imagem de cima, podem ver o caminho percorrido na linha a vermelho. Há um ligeiro diferencial entre o caminho Previsto e o Percorrido, mas estava tudo controlado ;-))

Tal como vos tinha prometido, não houve nenhuma subida de dificuldade significativa mas os feedbacks que começam a chegar, e os tão desejados músculos traseiros foram bem trabalhados e nos próximos dias não deixarão as meninas esquecerem-se ;-))

Data: 29/03/2009
Distância: 18.700 km
Duração: 6 horas
Concentração: 11h30 no Praça-Caffe
Saída: 12h00
Participantes: 20 + 2 (Petra e Frazão)
Início da caminhada: 13h00
Términos: 19h00
Localização: Pedrogão - Lagoa da Ervideira
Descrição: Percurso Circular
Nível de Dificuldade 3/4 (de 1 a 5)

Parabéns a todos
Foi uma óptima forma de celebrar a mudança para a hora de Verão. A partir de hoje temos mais uma hora de sol e isso é simplesmente muito bom!!!!!

Paulo
_________________________________________________________
Pedrogão e Lagoa da Ervideira



Olá a todos

Aqui está o percurso que vamos fazer no próximo domingo (29 de Março)
Vamos passear pela praia para depois entrarmos pelo Pinhal do Rei até a Lagoa da Ervideira.
Este percurso é relativamente grande mas com poucos desníveis.

É uma bela maneira de comemorar a hora de Verão!!!

Mata Nacional de Leiria A Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria, compreende uma área de mais de 11.000 ha. Que se estende pelos Concelhos de Leiria e Marinha Grande. Seu cultivo se iniciou no século XIII com o reinado de D. Afonso III e mais tarde durante o reinado de D. Dinis se intensificaram suas plantações, estabelecendo as primeiras normas de ordenamento e gestão da mata. Suas madeiras tiveram grande importância por utilizarem para a construção das embarcações utilizadas nos Descobrimentos marítimos Portugueses. Hoje em dia em toda a sua extensão se encontram plantadas numerosas árvores de diferentes espécies. É um lugar ideal para realizar passeios a pé ou em bicicleta.
Lagoa da Ervideira
A Lagoa da Ervideira situa-se em Coimbrão, ao norte da Mata de Leiria, refrescando a mata antes de chegar a única praia da Câmara Municipal, a Praia do Pedrógão. Em toda a lagoa habitam numerosas espécies de animais como carpas, patos-reais, galinhas de água, etc e diferentes tipos de plantas. Toda a laguna se encontra rodeada por pinheiros e um formoso areal, lugar ideal para realizar um merecedor descanso.

Até domingo e para que vocês possam descansar ;-)) a concentração é no Praça-Caffé às 11h30 (antigas 10h30)


_________________________________________________
Dia 29 de Março é o dia em que conquistamos uma hora de Sol e esse dia tem de ser comemorado!!!
Eu não sei como é com vocês, mas eu passo metade do ano à espera destes dias longos e não vou ficar em casa!!!

Não que tenha recebido queixas, mas prometo que o próximo percurso não vai ter subidas tão "interessantes" como as da Fórnea...
Sinceramente ainda não sei onde vai ser o próximo, mas ando de olho num trilho que demora umas 7 horas a fazer ;-)))

Data: 29/03/2009
Distância: ?? km
Duração prevista: 7 horas
Concentração: 11h30 no Praça-Caffe (atenção à mudança da hora, corresponde 10h30 antigas)
Saída: 11h45
Participantes: ???
Início previsto da caminhada: 12h30
Términos: 20h00
Localização:
Descrição: Percurso Circular ...

Leiam os "Cuidados a ter nas Caminhadas" que está na lateral do Blog

Vamos falando

Beijos e abraços
Paulo

3 de março de 2009

Caminhada II - Fórnea

o boi!!

Querem mais fotos?!?
Mandem para bernardo.paulo@gmail.com as vossas 10 melhores (ou mais)
que eu coloco no Picasa e ficam disponíveis para todos
Sigam este link e vejam as fotos da Fórnea no Picasa

Balanço da Caminhada II:

Mesmo tendo em atenção que este é um balanço pessoal, vou tentar não ser demasiado parcial e ser o relatar o melhor possível a realidade.


Distância: 7 km
Participantes: 40 + 1 (July)
Início: 12h30
Términos: 16h30
Localização: Alcaria, Porto de Mós

O percurso escolhido revelou um grau de dificuldade superior ao esperado, mas foi superado por todos, nem que fosse ao colo de alguém... O Hugo teve de dar colo à sua companheira especial ;-))
O caminho até à Fórnea foi pacifico e tranquilo mas as primeiras dificuldade começaram quando nos deparámos com o caminho para a "Cova da Velha". Para quem não sabe, estou-me a referir a uma gruta que deu para fazer uma mini expedição para os menos receosos de aranhas e feras desse tipo...O penetrantes tiveram a sorte de frequentar uma mini aula de espeleologia do Mestre "Brigas".

A subida para a gruta começou a revelar a dificuldade do que nos esperava, mas sinceramente, acho que nem todos acreditavam que o caminho que nos esperava era subir aqueles 250 metros com uma inclinação de pelo menos 40 graus...
Verdade seja dita que não foi propriamente fácil, mas com mais ou menos dificuldade todos conseguimos subir e apreciar aquela magnífica vista sobre a Fórnea!!

Depois de estrondosa subida, aproveitamos para um reforço alimentar sentido uma agradável brisa sob um sol não demasiado quente. Belo domingo este...

Depois, foi descer pelos trilhos existentes desfrutando da fauna abundante. Apesar das dúvidas entre os participantes, a bióloga de serviço Dra. Liliana Whatever, identificou que a planta que mais abundava nos prados e que deixava um delicioso aroma no ar era o Alecrim.

Enquanto descíamos, foi possível confratenizar com outras espécies locais, em que rapidamente percebemos o bairrismo enraizado. O Boi dominante manifestou explicitamente o desagrado pelos olhares apetitosos lançados sobre os seus borregos...Não se deixem enganar pelas manchas, este boi tem cornos!!!

Decidimos continuar o nosso caminho e viemos andando pelos trilhos até que três experts nestas andanças, decidiram que seria mais interessante ir por um caminho que ninguém ainda tinha experimentado... mais um sobe e desce à procura dessas almas perdidas e lá seguimos o caminho do Senhor (seja ele quem for, mas o dono do estradão já podia fazer uns melhoramentos aos caminhos).

Finalmente chegamos aos carros de onde alguns tiveram de partir de imediato e outros foram beber umas Minis e uns Somóis. Ao domingo eu sou mais Sumol ;-)


Parabéns a todos os que participaram e espero que se tenham divertido pelo menos tanto quanto eu!!
Até à próxima,
beijos e abraços

Paulo

PS: dos fracos e inertes não reza a história...
______________________________________________________
Olá a todos novamente!!

Actualizei alguma informação no texto principal, mas é importante deixar aqui três infos:
1- No próximo domingo há a possibilidade de entrarmos numa pequena gruta na Fórnea. Quem puder leve uma lanterna ou frontal.

2 - Não se esqueçam de levar chapéu. Coloquei mais informação sobre "Cuidados a ter nas Caminhadas" na lateral do Blog.

3 - Instalem o Google Earth!!! Vale bem a pena explorar a zona por onde vamos andar. O ficheiro que vos mandei no email, é o link para este percurso mas têm de instalar antes o Google Earth.

Beijos e abraços

PS: meninas e meninos "mentalizem" essas pernas que temos uma subida interessante...

_______________________________________________


Dia 15 de Março vamos à Fórnea!!!


Percurso Pedestre da Fórnea no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros



A Fórnea é uma espécie de cratera aberta na serra, mais concretamente no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. A entrada para o fundo desta cratera faz-se em Alcaria, aldeia situada entre Mira D´Aire e Porto de Mós. O percurso tem início em Alcaria, concelho de Porto de Mós, e passa por Fórnea, Cova da Velha, tendo como principais pontos de interesse os fósseis e diversos elementos da fauna e flora.

Um caminho de terra com alguns quilómetros de extensão atravessa formações vegetais nativas da região, antigos olivais, até se entrar num vale que culminará no lugar da Fórnea, uma construção geológica única no país. É um magnífico anfiteatro natural com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura, e de onde surge, a meio da encosta, e após percurso subterrâneo, a ribeira homónima.

Este também é um dos raros locais de Portugal onde se podem observar gralhas-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), uma espécie ameaçada no país, que apresenta neste Parque uma das maiores populações nacionais. E ao contrário das fendas e buracos de escarpas que utiliza noutras áreas de distribuição, aqui procura os algares para nidificar e se abrigar. Com alguma sorte e atenção podem ser observadas com os seus distintos voos acrobáticos.

As coisas que eu sei, ou não!!!

Data: 15/03/2009
Distância: 8 km
Concentração: 11h no Praça-Caffe
Saída: 11h15
Participantes: todos os que tiverem juízo...
Início previsto da caminhada: 12h00
Términos: 17h30
Localização: Alcaria, Porto de Mós
Descrição: Percurso Circular iniciado na povoação de Alcaria, Porto de Mós

vamos falando!!